Cadastrar ou alterar usuário interno no SEI

O que é ?

Cadastro e habilitação de usuários internos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Quem pode utilizar este serviço ?

ColaboraGov: Agentes Públicos

Canal de Atendimento

Etapas para realização deste serviço

  1. 1

    Iniciar processo do tipo “Gestão da Informação: Cadastro e Habilitação de Usuário em Sistemas de Informática”, com nível de acesso restrito (informação pessoal);

  2. 2

    Incluir documento “Formulário de Cadastro de Usuário no SEI” (tipo de documento nato digital do sistema);

  3. 3

    Preencher e assinar o formulário;

  4. 4

    Enviar processo para a unidade MGI-DAL-CGINP-DISIS.

  5. 5

    Consultar o tutorial em caso de dúvida

Tempo de atendimento do serviço

3 dia(s)

Outras Informações

LEGISLAÇÃO RELACIONADA AO SERVIÇO:

  1. 1 . Decreto nº 8.539/2015

  2. 2 . Instrução Normativa DAL/SGC/SE/ME nº 23/2022

  3. 3 . Portaria ME nº 294/2020

Observações

Usuário interno do SEI/MGI: servidor, terceirizado, estagiário ou empregado em exercício no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e seus órgãos atendidos (MF, MDIC, MPI, MPO e MPS) que tenham acesso, de forma autorizada, para atuar em processos eletrônicos do SEI (Portaria ME 294/2020).

Pré-requisito para solicitar acesso ao SEI: possuir e-mail institucional em nome próprio (domínios @economia.gov.br, @gestao.gov.br, @fazenda.gov.br, @mdic.gov.br, @povosindigenas.gov.br, @planejamento.gov.br, @mtp.gov.br, @mte.gov.br).

Para desativação de usuário, a chefia da unidade deve encaminhar e-mail para sei@economia.gov.br informando nome completo, CPF e unidade(s) na qual deve ter o acesso desabilitado.

Para usuários do multiórgão MTP (unidades desativadas em 26/8/23), a forma de solicitação de acesso permanece a mesma, e a chefia responsável deve utilizar o mesmo processo que utilizava anteriormente à desativação, pois o “Formulário de Cadastro de Usuário no SEI” permanece disponível para criação. Não serão aceitos pedidos enviados via Tramita.GOV.BR (barramento).

Para saber mais, acesse:
1. “Novidades” do SEI/MGI;
2. gov.br/economia/sei, opção “Cartilhas e manuais”.

Em caso de necessidade de recuperação de senha, favor consultar os procedimentos na Cartilha do Usuário do SEI (gov.br/economia/sei, opção “Cartilhas e manuais”). Permanecendo dúvidas, favor encaminhar e-mail para sei@economia.gov.br, informando nome completo, CPF e e-mail institucional do usuário para fins de verificação do cadastro.

171