Solicitar moradia

O que é ?

É a solicitação feita pelo(a) agente público(a), com ou sem vínculo, de imóvel funcional ou de ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa, quando muda seu local de residência para ocupar cargo comissionado executivo, função comissionada executiva de níveis 13 a 18 ou equivalentes, e de Ministro de Estado. Será concedido ao(à) agente público(a) quando não houver imóvel funcional disponível.

Quem pode utilizar este serviço ?

ColaboraGov: Comissionados de nível 13 ou superior

Canal de Atendimento

Etapas para realização deste serviço

  1. 1

    Acessar o Portal do Servidor e clicar no ícone Sigepe Servidor e Pensionista

  2. 2

    Realizar o acesso com o certificado digital ou login (com CPF e senha) no Sistema de Gestão de Acesso (Sigac)

  3. 3

    Clicar no ícone

  4. 4

    Clicar em Moradia e, em seguida, clicar em Solicitações, no menu superior verde

  5. 5

    Clicar em Solicitar Moradia

  6. 6

    Preencher o formulário e verificar se as informações constantes em Dados Pessoais e Dados Funcionais estão corretas

  7. 7

    Incluir no campo Dependentes as informações de pessoas que residam com o(a) agente público(a). ATENÇÃO: o cônjuge não deve ser incluído como residente, pois essa informação já consta em dados pessoais

  8. 8

    Em Declarações é necessário marcar todas as opções para prosseguir com a solicitação

  9. 9

    No campo Documentos, selecionar e incluir os documentos comprobatórios, informando seu tipo. Clicar em Anexar. Em seguida, clicar em Gravar e, então, em Solicitar

  10. 10

    Para acompanhar a solicitação, utilizar o menu Consultas. Quando indisponível um imóvel funcional, uma notificação é enviada ao servidor para que complemente a documentação para o auxílio-moradia

  11. 11

    Nesse caso, clicar no Nome do Servidor na coluna Identificação

  12. 12

    Preencher as abas Requerimento do formulário e Declarações

  13. 13

    Anexar os documentos para o auxílio-moradia na aba Documentos:

    - Contrato de locação;

    - Recibos mensais contendo: Nome, CPF, período e valor.

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    Encaminhar para análise no campo Ação. Depois clicar em Concluir

Tempo de atendimento do serviço

20 dia(s)

Outras Informações

LEGISLAÇÃO RELACIONADA AO SERVIÇO:

  1. 1 . Decreto nº 4.040/2001

  2. 2 . Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 57/2021

Dúvidas frequentes

Observações

Em caso de dúvidas e outras informações, procure a Central de Atendimento de Pessoal – CAPE, cape.dgp@gestao.gov.br, informando o seu nome completo e CPF.

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